Um Novo Caminho
( Os primeiros passos para uma nova vida com Cristo )
A salvação é a obra de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele tomou sobre Si o pecado do mundo, sofrendo na cruz o castigo por ele. Ele entregou Sua vida derramando Seu sangue em expiação pelos nossos pecados.
Você precisa se arrepender dos seus pecados, de ter vivido sem se importar com a vontade de Deus ! O arrependimento também o conduz a uma decisão firme de não querer mais voltar à vida de pecado e de desobediência.
A pessoa que aceita pela fé que Jesus Cristo sofreu a morte na cruz por ela, recebe naquele mesmo instante o perdão dos pecados, a paz com Deus e uma nova vida __ a vida eterna.
O que diz a Bíblia?
“ No dia seguinte, viu João a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29).
“ Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,mas com o precioso sangue de Cristo, como de cordeiro imaculado e incontaminado” (I Pedro 1:18,19).
Confesse seu pecado ao Senhor Jesus Cristo. Se você ofendeu a outras pessoas, não demore em confessar sua falta também a elas. Aceite o oferecimento de Jesus Cristo, seu Salvador, de que Ele se apresentou como seu Fiador e pagou com Seu próprio sangue o pecado que você fez, e agradeça a Ele, por que pagou suas ofensas e lhe perdoou tudo.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
“No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Efésios 1:7).
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8).
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1:16).
Deus não exige sacrifícios pesados. Só fé e obediência à Sua Palavra.
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmo 51:17).
III. A Certeza da Salvação: Você pode ter certeza da sua salvação?
“Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (I João 5:13).
“Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem “não ama a seu irmão permanece na morte” (I João 3:14).
“Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação, que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Timóteo 1:15)
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos Filhos de Deus”
(Romanos 8:16)
“E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:28).
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36).
“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (I João 5:12)
Ele pode fazer tudo o que você não pode. Pare de olhar para si mesmo e não confie em suas habilidades nem em outros homens. Não escute a Satanás. Fixe seus olhos unicamente
“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus autor e consumador da fé, a qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai pois aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos” (Hebreus 12:1-3).
“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou” (Romanos 8:37).
“Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão
“Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a Si mesmo” ( II Timóteo 2:13).
“Se dissermos que não temos pecado enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (I João 1:8)
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum: e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem” (Romanos 7:18)
“Sabendo isto, que o nosso homem velho (velha natureza) foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito,para que não sirvamos mais ao pecado. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça ” (Romanos 6:6,14)
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus” (Romanos 8:14).
Mas quando não estamos dispostos a abandonar qualquer coisa, o Espírito Santo não pode mais continuar Sua obra.
Então na vida dessa pessoa há um estancamento e retrocesso. Se colaborarmos alegremente com Ele, veremos um progresso em nossa vida, veremos uma mudança.
“ Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem. Como pelo Espírito do Senhor, ” ( II Coríntios 3:17,18).
“Mas o fruto do Espírito é : Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” (Gálatas 5:22,24,25).
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (I João 2: 1,2).
“Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1:9)
“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,” (Judas v. 24)
Se o Senhor Jesus Cristo mora em nós, nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Logo, devemos procurar lugares sadios que não nos prejudiquem espiritualmente. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém. (I Cor. 6:12). Além disso, se o Senhor Jesus Cristo vem a ser o primeiro em nossa vida, devemos amá-Lo muito mais.
A pessoa que encontrou plena satisfação em Cristo já não se interessa pelas coisas que não glorificam a Deus. Se o Senhor Jesus Cristo nos busca para termos comunhão com Ele e para fazer de nós Seus mensageiros, não podemos desperdiçar nosso tempo.
“Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. ( I Corintios 6:17-20)
“Não ameis o mundo nem o que mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (I João 2:15-17)
Faça também de sua vida pública um testemunho de sua fé em Jesus Cristo. Não se desculpe, pondo como pretexto sua timidez ou circunstâncias difíceis. Cada um que aceitou a Jesus pode e deve confessá-Lo diante das pessoas.
“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.”
(Mateus 10:32,33)
“Mas recebereis a virtude (o poder) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8)
Portanto, esteja preparado para quando Ele chamar.
“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fieis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (II Timóteo 2:1,2)
“... Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” (Marcos 16:15)
VII. A Bíblia: Leia a Bíblia para ser sábio. Pratique-a para ser salvo.
“Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus ( a mulher de Deus) seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”
(II Timóteo 3:16,17)
VIII. A Oração: Desenvolva uma vida de oração.
Fale com Ele espontaneamente.
Ore regularmente pela manhã, ao meio-dia e à tarde. (Salmo 55:17)
Comece com suas próprias necessidades, ore pelos seus familiares, por sua profissão, pelos seus companheiros de trabalho, pela sua igreja, pelo seu pastor, pelo governo, pelas autoridades, pelo seu país e por outros países.
“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; ... por todos que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus...”
(I Timóteo 2:1-3)
Ele não desistiu de você.
Fuja do Ôba-Ôba Religioso.
Deus, Você e a Bíblia, é tudo o que importa.
Prof. Rev. Argemiro Pacifico da Silva.ThM. DD. PhD
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário